A paciência é muito importante para todos nós. Claro que cultivar a paciência não é fácil e pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando as pessoas se deparam com situações indesejadas no dia-a-dia. O esforço para viver sem estresse pode beneficiar a mente e o corpo ao mesmo tempo. Paciência é a paz que você dá a sua consciência, deixando-a descansar e agir com cautela diante dos fatos. Uma pessoa paciente consegue lidar muito melhor com os incômodos que surgem em sua vida do que alguém que sempre resolve tudo à base da impulsividade.
No capítulo anterior falamos sobre o autocontrole, e ele está diretamente ligado a paciência.
Quando você se esforça para controlar a si próprio, acaba sendo mais paciente também. Agora que você sabe disso, eu vou indicar alguns passos para que seja possível você exercitar sua paciência e ser alguém menos estressado, pois sob efeito do estresse além de machucarmos a nós mesmos acabamos descontando em pessoas que não tem nada a ver.
A primeira dica: Algo que você deve sempre fazer para exercitar sua paciência é sempre RESPIRAR fundo quando notar que está prestes a sair do controle. Respire, várias vezes. A respiração costuma ser muito eficaz para acalmar o corpo, então sempre respire e conte algumas vezes.
A segunda dica: Exatamente no momento em que estiver sob pressão e aflito, busque todas as lembranças boas que você tem. Não importa sobre o que seja, pode ser sobre você mesmo, sobre uma pessoa específica, sobre uma música, uma poesia ou um texto. Apenas lembre-se de um bom momento. Isso costuma ajudar muito.
A terceira dica: Você deve aprender a escutar. Se uma pessoa não tem o mesmo ponto de vista que você, entenda que ela está no direito dela. Espere ela terminar de falar, não interrompa as pessoas para forçá-las a pensar como você. Não transforme uma conversa simples em uma grande discussão. Procure sempre ouvir o argumento das pessoas.
A quarta dica: O respeito é fundamental. Não concordar ou não gostar de algo é normal, o que não é normal é atacar as pessoas por elas pensarem diferente. Respeite a opinião das pessoas antes de impor a sua. Com certeza evitará discussões desnecessárias e sentimentos ruins.
Esses foram alguns passos que eu considero que sejam os melhores passos para quem quer ser mais paciente. Nos primeiros capítulos eu disse que para conseguir alguma coisa que envolva você mesmo, é preciso muita força de vontade e disciplina. Você será o seu próprio mestre! Tudo dependerá da sua persistência em melhorar como ser humano, lembre-se de que ninguém poderá fazer isso por você.