De um modo geral, os seres humanos tendem a ceder a impulsividade que na maioria dos casos, geram péssimas consequências. O autocontrole, é algo fundamental para todos nós e deve sim ser trabalhado. Quando não dominamos nossos atos impulsivos, é quase impossível viver bem e de maneira civilizada. No momento em que perceber que vai "explodir" pare e pense, isso realmente seria necessário para acalmar a situação ou pioraria ela ainda mais? Para se autocontrolar é necessário tempo e também disciplina assim como todos os outros fatores que envolvem o "auto", que envolvem o "próprio" ou que se desencadeiam e partem somente de você. Uma das práticas que mais trazem benefício a saúde mental e ainda desenvolve a paciência e o autocontrole é a meditação.
A meditação sempre foi algo que ajudou bastante as pessoas a acalmarem os nervos, pois, o total relaxamento do corpo terá efetivamente alguém mais calmo. Contar sempre de 1 a 10 quando perceber que a situação está prestes a sair do controle também é uma boa opção.
Não se deixe tomar pela raiva ou qualquer outro sentimento que desoriente sua mente e te faça perder o controle, porque em momentos de raiva cometemos erros que talvez possam ser irreparáveis e nos arrependemos amargamente disso depois. Jamais queira escutar quando alguém lhe disser que outra pessoa falou mal de você, pois você não necessita dessa informação. Isso não mudará quem você é, e trazer isto para seus pensamentos é perca de tempo e nada saudável para sua mente. Às vezes o estresse acumulado é tanto, que descontamos sem perceber em pessoas que não merecem. Em vista disso, é hora de se controlar!
Texto retirado do livro "Luz da consciência". Autora: Victória Fawkes
Livro disponível no Wattpad.
Uma lição de vida!
ResponderExcluirSe todo mundo lesse e aplicasse essas reflexões no cotidiano, teríamos mais amizades e menos indiretas, mais amor e menos intolerância, mais respeito e menos julgamentos.
Agir impulsionado pela raiva é sem dúvida alguma um caminho certo para o arrependimento. As palavras ditas não voltam. Se doem, mudam pra sempre a percepção que se tinha sobre aquela pessoa, a confiança empenhada nela. Nunca mais nada é o mesmo.
Gostaria de meditar mais para não permitir que determinadas coisas me machucassem tanto, tipo indiretas de pessoas que demonizam a depressão como se fosse uma bobagem, uma frescura, um acontecimento sem valor... Isso me afeta pessoalmente porque todo dia eu luto pra ser mais forte que a depressão e fazer o que preciso fazer...
Obrigada por ser no meio desse mar de intolerância uma luz, a luz de uma consciência além do seu tempo.
Exatamente, Mary. É muito importante que nós busquemos nos controlar pois as pessoas nunca pararão de dizer palavras duras e que ferem. Resta a mim, a você e o resto das pessoas aprender a lidar com isso. Abraços, obrigada pela visita!
Excluir