quarta-feira, 27 de junho de 2018

Saber ouvir e saber falar

Querido leitor,

Muitas vezes nos ocorrem problemas ou atritos com pessoas que convivem conosco, simplesmente por não sabermos como nos expressar corretamente. Há uma velha frase que diz que palavras podem ferir ainda mais que uma facada no peito. As palavras ditas jamais poderão ser esquecidas. Qualquer frase, seja ela boa ou ruim, vai afetar o próximo (por mais que o mesmo diga que não se importa) aquilo penetrará em seu subconsciente e irá perturbá-lo por muito tempo dependendo do que foi dito. É por isso que devemos nos atentar a como estamos nos comunicando com as pessoas.
Esses dias eu parei para refletir o quanto já fiz críticas duras e cruas, sem o mínimo de respeito e empatia pelo próximo. Todas as críticas em que eu já fiz, fiz sem medo nenhum de magoar quem estava ouvindo. Parei para pensar no quanto isso está errado, e que devemos sim ter tato para fazer uma crítica direito. Em muitas situações é importante ter o cuidado e também discernir se estamos realmente fazendo uma crítica construtiva ou tentando acariciar o próprio ego diminuindo o outro. E talvez humilhar alguém possa ser prazeroso para alguns no momento, mas garanto que isso não irá lhe tirar da angústia em que já vive, porque ninguém é feliz colocando o outro para baixo. E a cada vez que você desmerece alguém, tal ato não diz nada a respeito da pessoa e sim sobre você e a sua infelicidade de viver. 
Eu aprendi que para fazer uma boa crítica ou para dar uma opinião oposta, é necessário antes, deixar claro que respeita a opinião do outro também. E se quiser criticar algo, é bom trazer acompanhado dessa crítica, o encorajamento. Primeiro a crítica (feita com palavras certas) e depois o apoio para que a pessoa comece a refletir em sua mudança e decidir por si própria se vai ouvir ou não o que você tem a dizer. Garanto que as chances de ser ouvido praticando uma linguagem correta e com muito respeito são mais altas do que simplesmente sair criticando sem ao menos pensar em como isso irá refletir na vida de quem ouve. 
Se as pessoas tivessem mais cuidado na hora de pronunciar certas palavras, certamente seriam poupadas de muitos conflitos futuros, dentre eles: rancor, ódio, raiva e etc. E diversas vezes o rancor é acumulado por um mal entendido. Sim, realmente um ridículo mal entendido, pois nem sempre a pessoa estava com a má intenção de ferir a outra, o faz simplesmente por irresponsabilidade, falta de autocontrole ou autoanálise. E tão importante quanto saber se comunicar, é também saber ouvir e digerir as críticas alheias. Sabendo também que: as destrutivas não podem ter o poder de desequilibrar seu estado mental e as construtivas podem ser muito relevantes para a sua evolução. Então cabe a cada um saber discernir e filtrar tudo aquilo que está ouvindo.



Victória Fawkes

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