terça-feira, 23 de maio de 2017

Minha opinião sobre religião

A bíblia é realmente um livro que tem muito a ensinar. Mesmo que alguns rejeitem o livro mais conhecido do mundo, é impossível não admitir que ali contém muita sabedoria apesar de suas curiosas contradições. Nunca fui muito interessada em seguir ao pé da letra tudo que está escrito na bíblia. Não era o meu tipo, mudar o que eu sou, por medo de ir para o "inferno". Isso de fato fez surgir muitas dúvidas na minha cabeça. Por que as pessoas precisam ser ameaçadas para serem boas com o seu próximo? Por que as pessoas precisam pensar em uma recompensa futura como (por exemplo: ir para um bom lugar após a morte) para cometer bons atos aqui na Terra? Eu acredito de verdade, que um Deus bom jamais iria querer isso dos seres humanos. Ele gostaria de entrega total e verdadeira sem receios, ambições e grandes explosões de egoísmo. Não é bem isso que a maioria das pessoas religiosas fazem.

Minha família é católica. Por um tempo, quando criança, fui obrigada a frequentar uma igreja. Eu sinceramente achava um saco ter que ouvir coisas que eu não conseguia ainda entender pois era uma criança. E hoje, mesmo entendendo tudo que a igreja diz optei por me afastar definitivamente de templos físicos. A minha filosofia de vida diz que o nosso verdadeiro e único templo habita dentro de nós, e está localizado em nosso coração. Esse é o nosso templo, e é por meio dele que podemos nos conectar a Deus.

Percebi algo bastante curioso. Pessoas que frequentam igrejas, julgam mais do que as que não frequentam. É como se a pessoa estivesse ali falsamente, por estar ou para passar uma "boa imagem". Vocês acham mesmo que isso agrada a Deus? Dentro da igreja é uma coisa, fora dela é outra. Isso se chama hipocrisia e é muito feio e estúpido ser assim. O próprio Deus, prega o contrário mas as pessoas infelizmente são carentes de sabedoria para entender a mensagem do Deus que elas mesmas dizem adorar.

Eu não estou aqui para fazer coisas "por fazer" porque sou obrigada ou porque estou com medo. Eu estou aqui para ser real e de verdade. A verdade é libertadora, a entrega total é o maior sinal de devoção que alguém pode oferecer a Deus. Estou aqui, para fazer as coisas com dedicação e com um propósito por trás, sem isso nada faz sentido para mim.

Sempre me senti pressionada quando se tratava disso. As pessoas sempre me diziam como ser e o que fazer, sempre me apontavam o dedo e tentavam me manipular emocionalmente para crer em Deus com a chantagem de que se eu não acreditasse queimaria no fogo eterno.
Que tipo de Deus benevolente faz isso? Para quem ainda não entendeu, eu vou explicar: Sou cristã, creio sim em uma força positiva maior e em um criador! Acredito em energias positivas e negativas, também creio que o universo inteiro é energético e tudo que um dia a gente joga para ele, ele nos joga de volta. Eu tenho uma visão de Deus muito diferente de quem é católico ou evangélico. Apesar de não seguir nenhuma religião, a doutrina que mais me agrada é o espiritismo. Segundo a minha visão e filosofia de vida é a doutrina que mais se encaixa com o meu modo de pensar, e também a que é mais coerente. (Não estou dizendo que você é como as pessoas que eu citei nem que faz tudo isso. Muito menos que sua religião é assim) Mas com base no que eu vivi e vi, nas igrejas que eu fui e conheci foi isso que eu conclui.

Eu sigo algumas coisas da bíblia sim, mas não porque eu me senti obrigada e pressionada a seguir e sim porque por coincidência aquilo bateu com o meu caráter. Então parece que eu sigo grande parte corretamente.
Mas tem muita coisa que eu não sigo, já tentei sim, mas não consegui. Porque o meu gênio atrapalhou muito minhas tentativas. Depende do jeito de cada um, alguns são inclinados naturalmente para esses mandamentos, então é sempre mais fácil. Eu gostaria de ser eu mesma, evoluir e aprender com os meus erros sem me sentir pressionada com religião nenhuma. Sem ter que ouvir:

 "Ah, você tem que ser assim!"

"Tem que fazer isso ou aquilo"

Pra que fazer isso? Por isso não me prendo em nenhuma religião. É regras demais, e a maioria desnecessária. Acho certas coisas muito invasivas e autoritárias para impor a todos. Cada um tem o seu jeito e o seu próprio gosto, isso deveria ser livre e não acorrentado pela igreja. Particularmente, gosto muito de estudar as religiões (menos sobre católicos e evangélicos) porque por uma boa razão eu me revoltei com essa gente. Com exceção dessas, eu estudo sobre qualquer outra. Gosto muito de obter conhecimento, mas nunca irei me prender. Sou livre para pensar, para ser quem eu sou e aprender sozinha com os meus atos ruins sem a interferência de uma terceira pessoa. E tudo isso, não porque sou ignorante ou arrogante e sim porque o meu único mentor é Deus, e não um ser humano que pensa ser santo e é idolatrado por uma multidão de pessoas alienadas repletas de  medos irracionais e hipocrisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja respeitoso e não use xingamentos em seu comentário